É o maior município do Estado em extensão territorial e uma das mais importantes de Santa Catarina. Sua fundação data de 22 de novembro de l766, inicialmente batizada como Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajens, pelo bandeirante paulista Antônio Correia Pinto de Macedo.
Figura hoje como um dos principais polos em desenvolvimento do estado de Santa Catarina e através de novos investimentos nos setores da agropecuária, madeira e comércio, está retornando às suas origens e consolidando-se em setores econômicos, tais como: metal-mecânico, autopeças, polo petrolífero, produção de alimentos e desenvolvimento de softwares.
O setor da indústria corresponde 60% do movimento econômico atual do Município com destaque para as indústrias alimentícias e o crescimento do setor metal mecânico, que se deve a expansão das empresas já instaladas, e a chegada de outras.
Os costumes dos imigrantes se incorporaram à cidade, estando presentes hoje nas festas cívicas e religiosas de várias etnias, na música, arte, culinária, expressões e memórias dos antepassados, sendo predominante a cultura tradicionalista presente no dia a dia do seu povo.
Conhecida também como Capital do Turismo Rural, soube aproveitar seu potencial natural para atrair turistas, modelo copiado em todo o Brasil.
Clique nos menus a esquerda e conheça mais sobre a Lages de hoje!
|